segunda-feira, 4 de maio de 2020

Português 9º A

Atividade 1


Faça a atividade no caderno, as respostas serão corrigidas na volta das aulas presenciais


Leia a reportagem abaixo e responda as questões.          
            
         TRABALHO INFANTIL COMPROMETE 5,4 MILHÕES DE CRIANÇAS E JOVENS
                            ase a metade nem é remunerada pelas atividades que exerce
                                                         SABRINA PETRY
     O trabalho infantil, um dos mais graves problemas sociais do Brasil, diminuiu na última década, mas ainda compromete o desenvolvimento de 12,7% (em 2001) das pessoas na faixa etária entre 5 e 17 anos. Em 1992, eles eram 19,6%. Em termos populacionais, significa que 5,4 milhões de garotos e garotas exercem algum tipo de atividade produtiva, remunerada ou não.
     Para quem não sabe, a lei brasileira não permite o trabalho para menores de 14 anos e só admite que as pessoas de 14 a 16 anos sejam empregadas como aprendizes.
     Mas a realidade contradiz a regra. Do contingente de menores ocupados, quase um terço (1,83 milhão) trabalha o mesmo tento que gente grande, cumprindo jornada integral, de 40 horas ou mais por semana.
     O levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) confirma aquilo que todo mundo sabe: a  maioria dos trabalhadores (45,2%) exerce atividades domésticas e o setor agrícola é a que mais absorve a mão de obra infantil: 43,4%.
     Em um dado bastante assustador: 41,2% não recebem nenhum  salário pelo que fazem. Quando se trata de crianças na faixa de 5 a 9 anos, chega a 92% o volume daquelas que trabalham sem receber nenhuma remuneração.
     Mesmo as que recebem salários tem de se contentar com pouco: 41,5% ganham até meio salário mínimo, e 35,5% de meio a um salário, aponta o estudo.
     Para a secretária executiva do Fórum Nacional de Preservação e Erradicação do trabalho Infantil, Isa Oliveira, “as altas taxas de trabalho não- remunerado são uma evidência de que essas crianças trabalham junto com a família, que é o que prevalece no país”.
  Ela alerta, porém que “a criança também pode estar sendo explorada, junto com o resto da família,trabalhando na lavoura de cana ou em carvoarias. Se for num centro urbano, esse trabalho pode ser num lixão, em que as condições são as piores possíveis”.
     Além da injustiça social de exploração dessa mão- de- obra, agravada pela ausência de remuneração, o trabalho infantil traz uma conseqüência funesta: o afastamento da escola.
      Os dados apontam que, entre crianças e adolescentes que trabalha, 80,3% frequentam a escola, enquanto essa taxa chega a 91,1 quando se trata daqueles que são obrigados a trabalhar.
     
                                                                                   (Folha de  S. Paulo, 21/4/2003. Folhateen.)
                                                                                                                                                                  
      O texto informa e comenta os resultados de uma pesquisa sobre o trabalho infantil em nosso país. No 1º parágrafo, além de informar, a jornalista também emite uma opinião sobre a pesquisa. Essa opinião consiste na ideia principal do texto, que é desenvolvida pelos parágrafos seguintes. De acordo com o primeiro parágrafo:
1-    O trabalho infantil em nosso país aumentou ou diminuiu? 
_______________________________________________________________

2-    Qual é o ponto de vista expresso pela jornalista, que constitui a ideia principal do texto? 
_______________________________________________________________

3-    O parágrafo pode ser constituído de diferentes formas. Uma delas, a mais comum, é a declaração inicial. Esse tipo de parágrafo é introduzido por meio de uma afirmação, desenvolvida por ideias secundárias. Qual é a declaração inicial que abre o 1º parágrafo? 
_______________________________________________________________

4-    Observe no 3º parágrafo: que elementos são postos em comparação? 
_____________________________________________________________

5-     De acordo com esse parágrafo, que consequências o trabalho infantil produz? 
_____________________________________________________________

6-     No texto lido há a citação do pensamento de um especialista. Em qual parágrafo isso ocorre?
_____________________________________________________________

7-    Que outro tipo de citação existe no texto? Identifique-a. (1,0)
_____________________________________________________________

8-     A lei de proteção à criança e ao adolescente permite que o menor de 16 e maior de 14 anos trabalhe, desde que seja na condição de aprendiz, isto é, durante certo tempo o adolescente aprenderia determinada profissão e trabalharia um número reduzido de horas, a fim de continuar os estudos. Contudo, o que se verifica na realidade é que muitos adolescentes, para garantirem o emprego, deixam de estudar e chegam a trabalhar 40 horas por semana, como os adultos. Na sua opinião, a lei que regula o trabalho do menor aprendiz, deve ser mantida?

______________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário